Acadêmica e Cultural

Sexta Filosófica

06/05/2010 16:35

SEXTA FILOSÓFICA

 

Ciclo: Os Gênios da Arte


Nesta sexta, dia 7, às 19h, acontece a última palestra do ciclo Os Gênios da Arte, do projetoSexta Filosófica. A palestra Mozart, o Gênio” será ministrada pelo diretor da ACNA-Manaus, Leandro Botelho Aguiar, no Espaço Cultural da Livraria Valer (Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro). A participação é gratuita e aberta ao público em geral.

A palestra aportará junto ao público apresentando as principais obras de um dos maiores expoentes da música clássica. Além de conhecer sua obra o público terá a oportunidade de conhecer sua vida e importância para a história da música ocidental.

 

Wolfgang Amadeus Mozart apresentou desde criança grande talento musical. Seu pai, Leopold Mozart, era compositor e estimulou os dons musicais do filho. Com este apoio paterno, começou a escrever duetos e pequenas composições para piano, ainda na infância. Nos primeiros anos da década de 1770, visitou a Itália por três vezes. Neste país, compôs a ópera "Mitridate" que fez um grande sucesso. A partir do começo da década de 1780 começa a viver da renda de seus concertos, da publicação de suas obras e de aulas particulares de música. Compôs sua primeira ópera, “As bodas de Fígaro” no ano de 1786 com a ajuda do poeta italiano Lorenzo da Ponte (1749-1838). Recebeu uma encomenda para elaborar uma nova ópera. O resultado foi “Don Giovanni”, considerada por muitos especialistas sua grande ópera. No ano de 1789, escreve “Così fan tutte”. No ano de 1791, compõe as duas últimas obras de sua vida, as óperas “A Clemência de Tito” e “A flauta mágica”. Com a saúde debilitada, morreu com apenas 35 anos de idade.

 

A SEXTA FILOSÓFICA é realizada pela Associação Cultural Nova Acrópole de Manaus em parceria com a Livraria Valer. consiste em uma palestra expositiva de uma hora de duração, seguida de 30 minutos para discussão. As palestras aproximarão o público de ideias atemporais, que em muito contribuirão para o desenvolvimento pessoal.

 

As palestras do próximo ciclo, intitulado Filosofia para Jovens serão: Como reconhecer sua vocação (28/5); O Valor dos Sonhos numa Realidade em Crise (25/6) e Amor, uma visão filosófica (30/7).

 


 

Palestrante: Leandro Botelho Aguiar é diretor da Associação Cultural Nova Acrópole de Manaus e instrutor de diversas disciplinas musicais Há dez anos ministra cátedras de filosofia e cursos de aperfeiçoamento em vários Estados brasileiros.


Associação Cultural Nova Acrópole de Manaus: É uma associação internacional não lucrativa, de caráter filosófico, cultural e social, fundada em 1957 com a finalidade de promover a filosofia como um conhecimento global que permite conjugar ciências, artes, ética e metafísica, em um ideal de realização humana. Este ideal se realiza por meio de programas concretos de formação teórico-prática em diversos campos de atuação. A Nova Acrópole harmoniza princípios de união e colaboração para além de todas as diferenças culturais, sociais ou religiosas. Seus membros e simpatizantes participam ativamente na vida social, docente e profissional das distintas comunidades, por intermédio do voluntariado de seus integrantes.


--------------------------------------------------------------------------------

Evento: Sexta Filosófica (Ciclo: Os Gênios da Arte)

Palestrante: Leandro Botelho Aguiar

Datas: 7 de maio de 2010

Horário: 19h

Promoção: Associação Cultural Nova Acrópole de Manaus e Livraria Valer

Local: Espaço Cultural Valer (Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro)

Entrada: Franca

Contatos: Valer – 3635-1324 / Leandro Botelho – 9181-4734.

 

 

www.livrariavaler.com.br

www.acropole.org.br

  

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.