Acadêmica e Cultural

Renato Augusto Farias de Carvalho NA UFAM

15/04/2010 11:17

PALESTRA

 

Criação Literária: uma experiência de transfiguração do eu e da realidade

Renato Augusto Farias de Carvalho

 

A Revista Identidade Acadêmica e Cultural Ufam realiza em parceria com a Livraria Valer a palestra Criação Literária: uma experiência de transfiguração do eu e da realidade” ministrada pelo escritor Renato Augusto Farias de Carvalho. O encontro acontece dia 14 de abril de 2010, às 18h, no Auditório Rio Solimões – ICHL da Universidade Federal do Amazonas, localizada na Av. General Rodrigo Otávio, 3000, bairro Coroado, Manaus – AM. A entrada é franca

 

Sobre a revista

 

Organizada e elaborada por graduandos da Universidade Federal do Amazonas e IES, com a coordenação geral da Professora Dra. Nereide Santiago, a Revista Identidade  busca valorizar a produção acadêmica no próprio meio acadêmico, promovendo o diálogo e interação interdisciplinar entre vários cursos. Voltada para o debate franco entre seus leitores, amigos e colaboradores, a Identidade promove  a troca de ideias em busca de uma reflexão saudável para a melhoria da qualidade de produção nos cursos de Ciências Humanas da UFAM. Tem também a missão de divulgação cultural, disseminando a leitura e a escrita pelo Estado, promovendo assim eventos em várias instituições de ensino, mantendo parcerias, fazendo intercâmbios e buscando novos apoios.

 

Sobre o palestrante

 

Renato Augusto Farias de Carvalho nasceu em Manaus-AM e atualmente mora na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Ocupa a cadeira nº 6 da Academia Niteroiense de Letras, também é membro do Cenáculo Fluminense de História e Letras e da Associação Niteroiense de Escritores.

Publicou os seguintes livros: Porto de Ocasos (ficção/memórias. 1998. Editora Cromos), Poesia-do-que-eu-quis (poemas. 2002. Editora Cromos) e Vinho e Verso (poemas. 2005. Ed. Valer). Entre as diversas medalhas já recebidas, destacam-se a José Cândido de Carvalho (conferida pela Câmara Municipal de Niterói) e a do Mérito Cultural Belas Artes (conferida pala Associação Fluminense de Belas Artes). Participou, como entrevistado, do projeto “Personalidades de Niterói”, iniciativa da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB/Niterói. Autor dos enredos carnavalescos “Jorge Amado – do País do Carnaval à Tieta do Agreste” (1978) e “E agora malandro? – Você ganhou a loteria!” (1979), desenvolvidos para Escolas de Samba de Niterói, e de monografia sobre o Clube da Madrugada (movimento cultural de escritores amazonenses nos anos 1950). Das muitas palestras proferidas, destacam-se: “Teatros do Brasil” (participação de Beatriz Chacon e Thuany Feu de Carvalho), “Fagundes Varela”, “Cora Coralina e Manoel de Barros (participação de Gracinda Rosa e Lena Jesus Ponte), “Xavier Placer, 50 anos de literatura”, “Adelino Magalhães, e o pré-modernismo”, “Cora Coralina e Florbela Espanca, um encontro tão possível”, “Articulação poética aproximando Luiz Barcellar e Jorge Tufic” e “Lindalva Cruz e suas composições amazônicas”. Participou como convidado do Festival Literário Internacional da Floresta – Flifloresta, no município de Parintins-AM, em 2009, onde teve destaque entre os participantes. É autor de contos e crônicas publicados em jornais e revistas e de alguns prefácios. Possui textos em antologias.

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.