Acadêmica e Cultural

Jane Austen em Português*

15/02/2010 13:39

 

Há algum tempo encontrei um site chamado Jane Austen em português e descobri um mundo novo com pessoas que realmente entendem sobre Jane Austen e suas obras, e que compartilham toda sua devoção e respeito à autora com outros milhares de fãs e estudiosos.

 Muitos ainda ficam surpresos com tantos seguidores brasileiros e perguntam como Jane Austen encanta tanto o Brasil?  A resposta é óbvia e posso fazê-la como estudiosa de sua vida e obras, que seus romances tanto em estrutura (seus personagens, tempo, espaço e ação) quanto em linguagem, foram inovadores naquela época e ainda chamam a atenção até hoje.

Retratar com tanto vigor, firmeza e ironia a sociedade inglesa do séc.XVIII em alguns personagens tão bem quanto ela faz e sendo uma jovem do interior da Inglaterra, já a deixa em um lugar de destaque e ainda orgulhosos os seus conterrâneos, sendo para muitos críticos literários a segunda maior figura da literatura inglesa, só perdendo posição pra William Shakespeare.

A luta, o amor, a família de várias de suas personagens intrigam a imaginação de todos, além de sempre ter aquela personagem que você se identifica, pois Jane Austen faz uma leitura do ser humano tão bem quanto Machado de Assis fez em suas personagens aqui no Brasil. Lembrando que Austen assim como Machado de Assis deu sua contribuição ao movimento realista, cada qual em seus respectivos países.

Todas essas características de Jane Austen atraem mais leitores e seguidores não só para a autora, mas também para o site, que a cada dia traz novas informações, documentários, vídeos, curiosidades, edições novas, uma biblioteca maravilhosa que até tem dicas onde podemos encontrar livros, filmes das obras, livros e filmes inspirados, além de realizar sorteios de brindes e muito mais.

Portanto, fica a dica para quem já gosta de Jane Austen ou para quem quer conhecer um pouco da autora basta visitar o site que se encontra aqui na Revista Identidade no Menu- Hiperligações interessantes, clicar no link> janeausten e boa leitura!

Bruna Chagas - Acadêmica do curso de Letras UFAM

 *Errata: havia escrito Jane Austen Brasil e o correto é Jane Austen em Português.

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.