Acadêmica e Cultural

Coisas da Ana - Lançamento de mais uma obra da escritora amazonense Ana Peixoto

25/07/2010 11:24

A Editora Valer tem a satisfação de convidá-lo(a) para o lançamento da série infanto-juvenil Coisas da Ana: Sapos no quintal, Os animais do meu quintal e As frutas do meu quintal, da escritora Ana Peixoto, que acontecerá segunda-feira, dia 26 de julho, às16h, na Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, localizada na Rua Monsenhor Coutinho, s/n, Praça do Congresso – Centro.

 

AS OBRAS

 

Um ser humano só é verdadeiramente livre quando é capaz de ler e dialogar com o mundo que o cerca, quando é capaz de se encantar com a vida – seus mistérios, nuanças, cores, sons e beleza. Segundo o escritor Tenório Telles, que faz a apresentação da série infanto-juvenil Coisas da Ana, estamos no mundo para construir o bem, o belo e a utopia – um mundo mais justo, alegre e solidário. A literatura é o caminho para a afirmação desse diálogo com a vida, com as coisas simples: com as plantas, com os bichos, com as águas e com os seres encantados. Porque é nas coisas simples que encontramos a delicadeza, a ternura e a beleza. Como não se comover com o desabrochar das flores, o voo dos pássaros, o vento beijando as folhas das árvores e a alegria das crianças?

As narrativas de Ana Peixoto são tecidas com os fios da sensibilidade e com os cantos dos pássaros. São histórias identificadas com a terra e têm como cenário a paisagem amazônica. Lê-las é rememorar cheiros, cores, sons e sabores. É, na verdade, reaprender a sentir e perceber a beleza e o sentido desses pequenos acontecimentos para as nossas vidas.

Em Sapos no quintal Ana Peixoto diz que não devemos ter medo dos sapos, pois eles são úteis para nós. Os animais do meu quintal trata da interação das crianças com os animais domésticos e de como é bom poder cuidar de um animalzinho. Já na obra As frutas do meu quintal a autora enfatiza a importância de conhecermos as frutas regionais e aconselha a plantarmos uma árvore frutífera, provar nossas frutas e divulgar os sabores. Os três livros são ilustrados por Romahs e Adriano Furtado. Cada livro custa R$ 22, mas será vendido no lançamento com 20% de desconto.

 

A AUTORA

 

Ana Maria Souza Peixoto é natural de Manaus. Filha de Delfina da Costa Souza e João Lopes de Souza. Escreve crônicas, poesias e histórias infanto-juvenis. Faz pesquisas sócio-ambiental nos municípios amazonenses para transformá-las em literatura infanto-juvenil regionalizada. É licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas. Fez curso de extensão universitária em Estudos Sociais.

É sócia fundadora da Associação Amazonense de Leitura e Escrita–AMALER e membro da Associação dos Escritores do Amazonas–ASSEAM. Fez o curso de Magistério no Colégio Brasileiro de Manaus. Trabalhou como professora nas escolas públicas do Estado do Amazonas: Fueth Paulo Mourão, Presidente Castelo Branco e Altair Severiano Nunes, todas em Manaus. Participa de projetos educacionais e literários que incentivam o gosto pela leitura, principalmente de autores regionais. Participa também de projetos educacionais da SEMED–Manaus, do SESC–Amazonas, do SESI–Manaus, da Universidade do Norte–UNINORTE, da Biblioteca Municipal de Manaus, da Editora Valer e do Amazonsat.

Publicou em co-autoria com Roberto Peixoto o livro didático Naturalmente Amazonas – Noções de Geografia, pela Editora LÊ de Belo Horizonte em três edições entre os anos de 1996/2000. Publicou em 2004, pela Edições Kintaw o livro infanto- juvenil Quintal, um lugar para ser feliz. Com 2ª. edição em 2006. Em novembro de 2008 participou do Festival Literário Internacional da Floresta – FLIFLORESTA com o lançamento do livro infanto-juvenil Histórias de bichos da Amazônia, pela Editora Valer com o apoio cultural do SESC – Amazonas. Também participou do Festival Literário Internacional de Parati – FLIP, como convidada para contação de histórias e do Flifloresta dos municípios de Itacoatiara e Maués como conferencista.

 

 

Evento: Lançamento da série de livros Coisas da Ana

Títulos: Sapos no quintal, Os animais do meu quintal e As frutas do meu quintal

Autora: Ana Maria Souza Peixoto

Editora: Valer

Preço: R$ 22,00 (preço normal de cada livro sem o desconto)

Data: 26 de julho de 2010 (segunda-feira)

Horário: 16h

Local: Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista

Endereço: Rua Monsenhor Coutinho, s/n, Praça do Congresso – Centro

Entrada: franca

Contatos: 3635-1245 (Editora Valer) / 9985-0066 (autora) / souzapeixoto@globo.com

 

editoravaler.com.br

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.