Acadêmica e Cultural

2º . FESTIVAL BREVES CENAS DE TEATRO

13/03/2010 12:14

COMPANHIA TEATRAL  A RÃ QI RI

SE APRESENTARÁ NO BREVES CENAS NO TEATRO AMAZONAS.

2º . FESTIVAL BREVES CENAS DE TEATRO

DADOS DA CENA

Data de apresentação: 14 de março

Hora: 19h

Local: Teatro Amazonas

Entrada: Gratuita

Título: Recriando Mitos Tikuna

Duração: 20 minutos         Indicação de faixa etária: 12 anos

Autor do Texto/Direção: Nereide Santiago

Sinopse:

Mitos da criação tikuna são recriados em dramatização que envolve a participação de espectadores. 

 

ELENCO

INDÍGENA-NARRADOR      Augusto Marinho

INDÍGENA-NARRADORA    Gorete Lima

MOÇA NOVA                        Raquel Costa

IPI                                              Rodrigo Verçosa

DYOI                                      Gorete Lima

ESPECTADOR 1                    Espectador

ESPECTADOR 2                    Lígia Karina

NAÇÃO INDÍGENA                           Gorete Lima, Vera Gomes, Rodrigo Verçosa, Augusto Marinho, Fabiene Priscilla, Melqui Lopes, Adilson Araújo, Lucyanne Afonso                     

MÚSICA       Lucyanne Afonso (Flauta/Percussão)

 

FICHA TÉCNICA

CENOGRAFIA - Augusto Marinho

FIGURINO – Augusto Marinho

CONFECÇÃO DO FIGURINO – O Grupo

ADEREÇOS - O Grupo

ILUMINAÇÃO - Nereide Santiago

MAQUIAGEM - O Grupo

SONOPLASTIA- Cleonor Cabral/Nereide Santiago

CONTRA-REGRA -  Gorete Lima/Raquel Costa/Ligia Karina

Rodrigo Verçosa, Melqui Lopes, Adilson Araújo

EDIÇÃO GRÁFICA - Augusto Marinho/Rodrigo Verçosa

DIVULGAÇÃO – O Grupo

 

ASSISTENTE DE DIREÇÃO - Cleonor Cabral

TEXTO/DIREÇÃO - Nereide Santiago

 

 

 

Sobre o Festival:

 

***Em meio a Amazônia, terra conhecida mundialmente por suas belezas naturais e pelas tradições indígenas de força e coragem, surge uma movimentação artística pulsante em busca da arte contemporânea. Manaus, centro urbano do Estado do Amazonas é a casa do 2º Festival Breves Cenas de Teatro, que traz em cada uma de suas noites, três linguagens, três grupos, três visões do que é o mundo em três breves cenas. O evento, que acontece no Teatro Amazonas, no período de 13 a 15 de março, às 19h, conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura. A entrada é franca.

O primeiro Breves Cenas foi realizado em março de 2009 e contou com a participação massiva da classe teatral amazonense. O Teatro Américo Alvarez, palco escolhido para a primeira edição viveu seis dias de público lotado e de experimentos teatrais da comédia ao drama, e do clássico ao contemporâneo.

Nos debates, profissionais do Teatro ao redor do país foram selecionados para integrar o júri, dentre eles o professor da UFMG, Fernando Mencarelli e a atriz Marcélia Cartaxo, vencedora do Urso de Berlim com o filme "Macabéa". Em 2010, o comando passa para a H Produções, composta pelos mesmos membros da Cia. Cacos de Teatro.Esse ano, o Festival que tenta juntar artistas e grupos de todo o Brasil, traz no júri o músico, ator e dançarino Helder Vasconcellos, criador do premiado grupo "Mestre Ambrósio", Leonardo Lessa, coordenador geral do Galpão Cine Horto e Sandra Corveloni, vencedora da Palma de Ouro de Melhor Atriz no Festival de Cannes de 2008.

Dyego Monnzaho, coordenador geral do evento, acredita na satisfação do público em assistir e testemunhar a execução das Breves Cenas. "É um formato novo, mas são idéias muito adequadas a nossa realidade. Existem filmes de um minuto, e músicas de trinta segundos, as pessoas se comunicam por SMS e por meios como o Twitter. Tudo está mais rápido, por que não trazer a arte para esse universo e mostrar ao público o entretenimento que realmente cabe no seu bolso?"

Monnzaho também acha que o Festival pode ter uma grande força na classe cultural da cidade "Esse festival é uma forte oportunidade de revigorar as forças culturais em Manaus, primeiro porque nosso intuito é trazer grupos e artistas motivados a realizar a arte em sua vertente mais contemporânea e discutir a forma como ela acontece, como ela é construída e percebida pelo público. Nesse sentido, o festival motiva a evolução artística de seus participantes."

E pintando o cenário manaura com uma boa dose de talento, coragem, vontade e energia, sobem ao palco artistas de todo o Brasil para trazer novamente a pulsação vibrante do Teatro, permitindo que o público deixe o lúdico, o fantástico, o trágico e o absurdo entrar em sua rotina. São ao todo oito estados participantes, com artistas de caráter altamente experimental e independente e grupos com produções ousadas e instigantes. O Festival, em seu caráter assumidamente Lado B, se constitui assim numa mostra plural do que se percebe hoje como arte contemporânea, atraindo diversos conceitos e inquietações.

O Breves Cenas é pioneiro nesse formato na Região Norte. A primeira edição do festival aconteceu ano passado, com uma realização da Cia. Cacos de Teatro e da Cia. Art’Brasil. A cena vencedora dessa edição foi "Boxe com Palhaçada", produzida pelo Grupo Compalhaçada. Ariane Feitoza, Jean Linhares e Idelson Mota viajaram em julho para o X Festival Cenas Curtas, organizado pelo Grupo Galpão, como cena convidada, representando a arte do Amazonas. A cena era simples, a clown Cafuxa sofre pela perda de seu amor e quando Meio-Fino e Debilóide, querem disputar por seu coração, ela transforma o palco em um ringue e inicia uma luta memorável.

Esse ano, o Festival Breves Cenas firma uma parceria com o Festival Cenas Curtas de Minas Gerais e com o Festival Cenas Breves de Curitiba. A partir de 2010 os festivais passam a intercambiar suas cenas vencedoras entre si, aumentando cada vez mais o diálogo e a vontade de trocar experiências e histórias, formando um triângulo encontros de diversidade. Esse laço já se aperta em março, com o Festival Breves Cenas, que reúne na noite de premiação cenas que ganharam destaque na edição mais recente de cada um dos outros Festivais.

 

***Texto retirado do www.amazonasnoticias.com.br/cultura/225-festival-breves-cenas-de-teatro.html


 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.