Acadêmica e Cultural

A VOZ DA MPB: MARISA MONTE

08/03/2010 17:27

Marisa Monte, desde pequena estudou canto, aprendeu a tocar piano, bateria e violão. Começou cedo a cantar na noite músicas brasileiras e foi nessa época ouvida por Nelson Mota, que seria o diretor de Tudo veludo, seu show de estréia no JazzMania, no Rio de Janeiro, em 1987. Sucesso imediato, de público e de crítica.

 Em 1988, lançou seu disco MM ao Vivo e em seguida a sua estréia como compositora com o disco Mais, esse foi muito bem recebido em outros países como Estados Unidos, Japão e até mesmo no continente Europeu.

Lança em 1994 o seu terceiro álbum,  "Verde, Anil, Amarelo, Cor de Rosa e Carvão", co-produzido pela própria cantora. Artistas como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Nando Reis, Paulinho da Viola, Naná Vasconcelos e Laurie Anderson, trabalharam com Marisa na gravação deste CD, que aconteceu novamente entre o Rio de Janeiro e Nova York. Marisa embarcou numa turnê pela Europa e Estados Unidos.

Uma excursão pelo Brasil resultou no quarto CD de Marisa, intitulado "Barulhinho Bom – Uma Viagem Musical", com gravações ao vivo e sete faixas de estúdio, gravadas entre o Rio e Nova York.

Em 2000, Marisa lança o CD Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, muito aclamado pela crítica. Passa mais ou menos uns cinco anos sem aparições e volta a mídia quando lança simultaneamente dois CDs - Infinito Particular e Universo Ao Meu Redor, dedicados a canções inéditas do samba e da MPB.

Além de seus discos lançados, Marisa Monte virou produtora de cinema, no filme “O mistério do Samba’ no qual retrata o cotidiano da Velha Guarda da Portela, resgatando sambas e canções quase esquecidos.

Hoje Marisa Monte é sem sombra de dúvidas a maior expressão feminina na música brasileira, é considerada a voz da Música Popular Brasileira, título que já pertenceu a nada menos que Elis Regina.

 

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.