Acadêmica e Cultural

Recital em homenagem ao Poeta de Orpheu na Valer

24/05/2010 02:11

 

Recital poético: A poesia em Pessoa

 

O Clube Literário do Amazonas – Clam realiza nesta quinta, dia 27 de maio, o recital “A poesia em Pessoa”. O evento tem início às 18h30, no Espaço Cultural da Livraria Valer, situado na Avenida Ramos Ferreira, 1195 – Centro. A entrada é franca.

 

 

A poesia em Pessoa” é um evento organizado pelo Clam pra homenagear Fernando Pessoa, um dos grandes poetas da língua portuguesa. A programação inicia com uma performance do ator, músico e dramaturgo Jorge Bandeira. Em seguida, o recital, que será composto em quatro atos intitulados pelos heterônimos criados por Fernando Pessoa. São eles: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares. Os poemas serão declamados por poetas do Clube Literário do Amazonas (Clam), do grupo Metaphora, e poetas convidados. O evento será encerrado com um coquetel e sorteio de livros.

 

O Clam nasceu dentro da linha de continuidade da literatura amazonense, fruto de um trabalho feito na Quarta Literária, realizada pela Livraria Valer, que de certa maneira revelou jovens poetas que assegurarão o futuro da literatura produzida no Amazonas. Hoje o Clam se caracteriza juntamente por seus recitais. Como todo grupo de jovens artistas em formação, tem suas dificuldades naturais. Mas ao longo de oito anos conquistou seu espaço nos eventos culturais de nossa cidade.







Sobre Fernando Pessoa

Pode-se dizer que a vida do poeta foi dedicada a criar e que, de tanto criar, criou outras vidas através dos seus heterônimos, o que foi a sua principal característica e motivo de interesse pela sua pessoa, aparentemente muito pacata. Alguns críticos questionam se Pessoa realmente teria transparecido o seu verdadeiro eu ou se tudo não teria passado de um produto, entre tantos, da sua vasta criação. Ao tratar de temas subjetivos e usar a heteronímia (termo criado pelo próprio Fernando Pessoa), torna-se enigmático ao extremo. Pessoa escreveu sempre, desde o primeiro poema aos sete anos, até ao leito de morte. Importava-se com a intelectualidade do homem, e pode-se dizer que a sua vida foi uma constante divulgação da língua portuguesa.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Evento: Recital “A poesia em Pessoa”

Promoção: Clube Literário do Amazonas – Clam

Data: 27 de maio de 2010

Horário: 18h30

Local: Espaço Cultural Valer - Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro

Contatos: Valer – 3635-1324 / Nelson Castro – 8123-8198

Entrada franca


 

-- 
www.livrariavaler.com.br


 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.