Acadêmica e Cultural

QUARTA LITERÁRIA MAIO

04/05/2010 10:09

Quarta Literária

 

 

A Quarta Literária de maio acontecerá dia 5, às 18h30, no Espaço Cultural da Livraria Valer (Av. Ramos Ferreira, 1195, Centro), com a professora Vânia Pimentel, que ministrará a palestra “Cecília Meireles: uma viagem permanente ao mundo interior”.

 

 

 

 

 

A Quarta Literária é um encontro mensal entre escritores, professores de literatura, estudantes e leitores, em que são discutidos temas ligados à literatura, às artes e à cultura em geral, firmando-se como um espaço para geração de novos conhecimentos e diálogo intelectual. Após as discussões, há sorteio de livros e é servido o chá poético.

O Modernismo brasileiro foi responsável por uma visão diferenciada, dinâmica, inovadora e participativa da arte. Entre os nomes representativos, destaca-se Cecília Meireles, artista de profunda sensibilidade, cuja poética reflete uma atmosfera de sonho, fantasia, solidão e padecimento. “A vida só é possível reinventada”, diz Cecília. Para Vânia Pimentel, esse verso expressa a cosmovisão de Cecília, em que pontifica sua consciência da fugacidade de tudo que nos rodeia. Dessa forma, o tempo, frágil e passageiro, torna-se personagem central de sua obra e contribui para a valorização do grande espetáculo do mundo, que se transforma, por suas hábeis mãos, em matéria do mais puro lirismo. Durante sua palestra, alunos do 3.º ano do ensino médio das Escolas Nilton Lins declamarão poemas da homenageada.


SOBRE A PALESTRANTE

 

       Vânia Maria da Silva Pimentel é amazonense, nascida em Manaus.  Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 1976, com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa. Também na UFAM, concluiu, em 1988, pós-graduação lato sensu em estudos literários e, em 2000, o mestrado pelo curso Sociedade e Cultura na Amazônia, com a dissertação Narrativas do Além-Real, título de seu primeiro livro. Faz parte do quadro de professores inativos da UFAM, onde ingressou em 1994, mediante concurso público, tendo integrado o corpo docente do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa. Atualmente, desempenha suas atividades no Centro Universitário Nilton Lins e nas Escolas Nilton Lins.


Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.