Acadêmica e Cultural

Quarta Literária: “As imagens de Maria na literatura brasileira: simbolismo”

02/03/2010 13:31

Promovida há onze anos pela Livraria e Editora Valer e coordenada pelo professor Tenório Telles, a Quarta Literária de 2010 será especialmente dedicada às mulheres com o ciclo de palestras intitulado Palavra de Mulher. Serão dez palestras ministradas, ao longo do ano, por mulheres que apresentarão sempre na primeira quarta-feira de cada mês, um grande nome feminino da literatura. Dentre elas estão Virginia Wolf, Cecília Meireles, Cora Coralina, Sophia de Mello Breyner Andersen, Raquel de Queiroz, Astrid Cabral, Violeta Branca, Florbela Espanca e Clarice Lispector.

O primeiro encontro do ano acontecerá no dia 3 de março, às 18h30min, no Espaço Cultural da Livraria Valer (Av. Ramos Ferreira, 1195, Centro), com a professora Auricléa Oliveira das Neves, que ministrará a palestra “As imagens de Maria na literatura brasileira: simbolismo”.



  As atividades da Quarta Literária iniciam em março, mês dedicado internacionalmente à figura da mulher, suas lutas, seus obstáculos históricos para a auto-afirmação. Dessa forma, foi desenvolvido o ciclo de palestras intitulado Palavra de Mulher, que inicia no dia 3 de março com a palestra “As imagens de Maria na literatura brasileira: simbolismo”, ministrada pela professora Auricléa Oliveira das Neves. Esta palestra é parte do corpus desenvolvido na tese de Doutorado em Literatura Comparada, defendida em 2009 na Universidade Federal Fluminense, cujo titulo é “As imagens de Maria, a Mãe do Redentor: pintura, teatro, literatura”, como resultado final da pesquisa que investigou as diferentes representações da Virgem de Nazaré, na tradição hispano-brasileira. A partir de uma rápida análise da tese, Auricléa fundamentará sua fala em dois autores que foram objeto de sua investigação: José de Anchieta e Max Carphentier.

SOBRE A PALESTRANTE

   Auricléa Oliveira das Neves é professora atuante no Ensino Fundamental e Superior, com mais de 30 anos de experiência profissional. Também atuou como professora do sistema presencial em estúdio e transmitido simultaneamente para os 63 municípios do Estado do Amazonas, através do sistema desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas e dirigido à formação de mais de sete mil professores do Amazonas. Possui Licenciatura em Letras, Especialização em Língua Portuguesa e em Literatura Brasileira, Universidade Federal do Amazonas; Mestrado em Letras e Doutorado em Letras, pela Universidade Federal Fluminense – Niterói (RJ), com a tese: “Imagens de Maria, a mãe do Redentor: pintura, teatro, literatura”. Publicou os textos relacionados ao tema: 2006 – “Gregório de Matos e a poesia em louvor a Maria”; 2007 – “Las imagenes de Maria en Calderón y Atayde”; 2008 – “La primer flor del Carmelo, um auto de louvor a Maria”; 2008 – “Fé e amor em A Maria El corazón”; 2009 – “A poesia mariana de Max Carphentier”.

 


Evento: Quarta Literária
Palestra: As imagens de Maria na literatulira brasileira: simbolismo
Palestrate: Auricléa Oliveira das Neves
Promoção: Livraria e Editora Valer
Data: 3 de março de 2010
Horário: 18h30
Local: Espaço Cultural Valer – Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro.
Contatos: Valer – 3635-1324 / Auricléa Neves – 3634-3549 e 8116-2100
Entrada franca
 
Por José Farias - Acadêmico UEA e Coordenador de eventos da Valer.
Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.