Acadêmica e Cultural

Quarta Literária - “Literatura e Política: a recepção da obra de Rachel de Queiroz”

03/08/2010 22:39
    
    A Quarta Literária de agosto acontecerá dia 4, às 18h30, no Espaço Cultural da Livraria Valer (Av. Ramos Ferreira, 1195, Centro), com a escritora Deborah Goldemberg, que ministrará a palestra “Literatura e Política: a recepção da obra de Rachel de Queiroz”, comemorando o centenário de Rachel de Queiroz. Na ocasião a palestrante lançará seu mais recente livro O Fervo da Terra. A entrada é franca.


 

 

O encontro de agosto acontecerá dia 04 e será em comemoração ao centenário da escritora Rachel de Queiroz. Na palestra Literatura e Política: a recepção da obra de Rachel de Queiroz”, Deborah fará um breve histórico da vida e da obra de Rachel de Queiroz e buscará entender porquê, apesar da autora ser tida como a maior romancista brasileira do Século XX, sua obra é vista por alguns críticos como tendo sofrido sobreamento a partir da década de 60. Buscando ir além da questão do envolvimento político da autora no Golpe Militar de 1964, Deborah explora como as mudanças sociais no Brasil e no perfil do leitor brasileiro neste período, além de aspectos literários, podem ter influenciado sua recepção crítica e de público. O evento é também uma forma de preservar a memória da escritora, que deixou um legado literário muito relevante, servindo como exemplo de mulher forte, de vida simples, dedicada e sempre a frente do seu tempo. Após a palestra Goldemberg participará de uma mesa de autógrafos de seu livro “O Fervo da Terra”.

 

 

SOBRE RACHEL DE QUEIROZ

 

A escritora Rachel de Queiroz nasceu em 17 de novembro de 1910, em Fortaleza. Antes de completar vinte anos, em 1930, publicou “O Quinze”, seu primeiro romance e uma das obras inaugurais da corrente literária denominada romance nordestino, despertando grande interesse da crítica nacional. Rachel de Queiroz foi a primeira escritora a integrar a Academia Brasileira de Letras, em 1977. Faleceu no Rio de Janeiro em novembro de 2003.

 

 

SOBRE A PALESTRANTE

 

Deborah Goldemberg nasceu em São Paulo, em 1975, é antropóloga e escritora. Atuou na área de desenvolvimento local sustentável no Norte e Nordeste do Brasil durante uma década. Estreou com o livro Ressurgência Icamiaba (Selo Demônio Negro, Ed. Annablume, 2009), após publicar diversas crônicas e poemas em coletâneas. Agitadora da literatura transbrasileira e multiétnica, foi curadora do I e do II Sarau das Poéticas Indígenas da Casa das Rosas (2009), e já colaborou como  colunista do Global Voices e da revista eletrônica de Oca das Letras. Possui o blog pessoal https://ressurgenciaicamiaba.blogspot.com/.

 

SOBRE O LIVRO O FERVO DA TERRA

 

A antropóloga Deborah Goldemberg trabalhou durante muitos anos com projetos em comunidades indígenas, quilombolas e grandes fazendas. Por isso, conhece muito bem a realidade da ocupação das terras e os conflitos dessa expansão das fronteiras. O Fervo da Terra (Editora Carlini & Caniato), ambientado no norte do Mato Grosso, narra a história do migrante gaúcho Luis de Castilhos, do índio Aké (apelidade de Juruna) e de Messias, líder de um garimpo em Peixoto de Azevedo. Nos anos 1970, o gaúcho Luis muda-se para a região, começa o desmate e torna-se um próspero fazendeiro. Aké, incorporado à família ainda menino, vai se tornando empregado, capataz e administrador da fazenda. Nos anos 1990, a chegada do garimpo instala o conflito entre colonos e garimpeiro. O arraial de Peixoto incha, surgem bordéis, disputas e um clima de tensão permanente.

 

 

Evento: Quarta Literária e lançamento de livro

Palestra: Literatura e Política: a recepção da obra de Rachel de Queiroz

Palestrante: Deborah Goldemberg

Livro: O Fervo da Terra (Editora Carlini & Caniato)

Promoção: Livraria e Editora Valer

Data: 04 de agosto de 2010

Horário: 18h30

Local: Espaço Cultural Valer – Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro.

Entrada: Franca

Contatos: Valer – 3635-1324 / Deborah Goldemberg – / debbiegoldemberg@yahoo.com.br

www.dgnk.com.br e https://fervodaterra.blogspot.com/




 
José Farias

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.