Acadêmica e Cultural

Nicia Zucolo fala sobre Lídia Jorge nesta Quarta Literária

31/05/2010 23:17

 

Antes de passar as informações da Quarta Literária de junho, gostaria de aproveitar a oportunidade para homenagear uma mulher inteligentíssima, que foi minha professora na UFAM e que até hoje é referência quando o assunto é literatura - Nicia Zucolo. Meus parabéns e de toda a equipe da Revista Identidade, na qual você Nicia, acreditou numa época em que poucos tinham fé no projeto, o nosso respeito e apreço sempre será demonstrado aqui, nesse aconchegante espaço. Você merece muito mais! Esse é apenas o começo da sua já digníssima estrada!Quando eu crescer quero ser que nem você!Parabéns!

...........................................................................................................

Quarta Literária de junho acontecerá dia 2, às 18h30, no Espaço Cultural da Livraria Valer (Av. Ramos Ferreira, 1195, Centro), com a professora Nicia Zucolo, que ministrará a palestraNarrar para saber-se, em A manta do soldado, de Lídia Jorge. A entrada é franca

 

 


A Quarta Literária é um encontro mensal entre escritores, professores de literatura, estudantes e leitores, em que são discutidos temas ligado à literatura, às artes e a cultura em geral, firmando-se como um espaço para geração de novos conhecimentos e diálogo intelectual. Após as discussões, há sorteio de livros e é servido o chá poético.

A programação da Quarta Literária de 2010 é especialmente dedicada às mulheres com o ciclo de palestras intitulado Palavra de MulherDentro deste viés, Nicia Zucolo versará em sua palestra sobre o romance A manta do soldado, da escritora Lídia Jorge. Serão tratadas as relações entre memória/imaginação; identidade/linguagem, e a conexão da narradora com a terra.

Lídia Jorge, escritora portuguesa contemporânea, atualmente reside em Lisboa. Não é uma escritora muito conhecida no Brasil e a opção por seu nome para uma Quarta Literária pretende torná-la mais próxima dos leitores manauaras. Seus romances apresentam diversidade temática, mantendo como pano de fundo, problemas do povo português, circunstâncias históricas e mudanças na sociedade, após o “25 de abril”, sutilmente entretecidos às questões inerentes ao ser, deflagradas pelos enredos e personagens bem construídos.

 

SOBRE LÍDIA JORGE

Nasceu em 18 de junho de 1946, em Boliqueime, Algarve. Seu primeiro romance, “O Dia dos Prodígios”, foi publicado em 1980. A partir daí seguiram-se os romances “O Cais das Merendas” (1982) e “Notícia da Cidade Silvestre” (1984), ambos distinguidos com o Prêmio Literário Cidade de Lisboa. “A Costa dos Murmúrios” (1988), foi recentemente adaptado ao cinema por Margarida Cardoso. Entre outros romances, conta-se “O Vento Assobiando nas Gruas” (2002), que mereceu o Grande Prêmio da Associação Portuguesa de Escritores e o Prêmio Correntes d’Escritas. A autora publicou ainda duas antologias de contos, “Marido e Outros Contos’ (1997) e “O Belo Adormecido” (2003), para além das publicações separadas de “A Instrumentalina” (1992) e “O Conto do Nadador” (1992). A peça de teatro “A Maçon” foi levada à cena no Teatro Nacional Dona Maria II, em 1997. Os romances de Lídia Jorge encontram-se traduzidos em diversas línguas. Em 2006, a autora foi distinguida na Alemanha, com a primeira edição do Albatroz, Prêmio Internacional de Literatura da Fundação Günter Grass, atribuído pelo conjunto da sua obra. “Combateremos a Sombra”, apresentado na Casa Fernando Pessoa, no dia 22 de março de 2010, em Lisboa, é o seu mais recente romance.

 

SOBRE A PALESTRANTE

Nicia Petreceli Zucolo, radicada no Amazonas desde 1997, é graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), e mestre pelo programa Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2005), com dissertação sobre “O outro e outros contos”, livro de Benjamin Sanches. Atualmente, é professora de Literatura na Ufam. Coordena um grupo de pesquisadores através do projeto Conto Amazonense em Perspectiva, no qual, entre outros livros estudados, encontra-se o de Milton Hatoum.

 

*Doutoranda em Literatura pela USP.

 


Evento: Quarta Literária (ciclo Palavra de Mulher)

Palestra: Narrar para saber-se, em A manta do soldado, de Lídia Jorge.

Palestrante: Nicia Zucolo

Promoção: Livraria e Editora Valer

Data: 2 de junho de 2010

Horário: 18h30

Local: Espaço Cultural Valer – Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro.

Entrada: Franca

Contatos: Valer – 3635-1324



-- 

www.livrariavaler.com.br 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.