Acadêmica e Cultural

NA TAVERNA: A SENSIBILIDADE DE UMA ANIMAÇÃO

13/02/2010 14:15

 

Cada vez mais a Pixar vem superando-se com seus filmes, agradando não só aos pequenos e aos adolescentes, mas também adultos que se encantam com as histórias engraçadas de situações do cotidiano, com tons de drama, aventura ou romance. O último filme dessa grande produtora é o intitulado UP – Altas Aventuras e atende a todas essas características.

 A animação conta a história de um senhor chamado Carl Fredricksen, um vendedor de balões, que após a morte de sua mulher, vê sua vida mudar quando é considerado uma ameaça pública devido a um incidente. Vendo-se obrigado a ir para um asilo, decide dar início ao seu grande sonho, viajar para a América do Sul levando sua casa pendurada em milhares de balões de festa. No meio da viagem descobre alguém na sua varanda, um garotinho chamado Russell, um escoteiro muito otimista. Ao chegarem à America do Sul conhecem uma ave pré-histórica chamada Kevin e depois conhecem Dug, um cachorro falante e juntos passam por várias aventuras.

 O ponto mais interessante do filme é a amizade que nasce entre os dois personagens principais, um senhor aparentemente rabugento e fechado, começa a mudar com a presença desse garotinho alegre e esperto e nos faz refletir sobre como as pessoas estão tratando os idosos hoje. Na maioria das vezes muitos não veem a hora de mandar seus pais ou avós para um local chamado gentilmente de asilo, ou por não gostarem deles ou simplesmente “acharem” que eles já viveram o bastante.

A resposta a tudo isso está em UP, que mostra de forma sensível que não importa a idade, sempre há tempo de ter ou realizar sonhos. Faz-nos pensar nas coisas mais simples da vida, como a importância do amor ao próximo e nunca desistir dos sonhos. É uma lição de vida e, além disso, continua sendo um belíssimo desenho, engraçado e emocionante, um filme para toda a família.

 

*Ulysses Chagas  é acadêmico de Engenharia da Computação na UEA e de Filosofia na UFAM, é também vice-presidente do conselho editorial da Revista Identidade.

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.