Acadêmica e Cultural

FRIDA KHALO – PINTURA ÍNTIMA

09/03/2010 12:29

Uma vez eu li que para compreender a obra de Frida Khalo é necessário conhecer sua trajetória de vida. A artista plástica nasceu no México em 1907 e desde pequena já apresentava sinais que teria uma vida conturbada. Aos seis anos contraiu uma doença que a deixou coxa, depois de algum tempo ela sofreu um gravíssimo acidente de ônibus, sofrendo múltiplas faturas, na qual um ferro atravessou-a pela bacia, fez várias cirurgias e ficou por muito tempo presa numa cama.

A mãe pendurou um espelho em cima de sua cama e durante esse período começou a pintar. Dizia: "Pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor".

A artista se casou com Diego Rivera que no decorrer do relacionamento cometeu adultério diversas vezes e Frida Khalo compensava essas traições com amantes de ambos os sexos, mas sua maior dor era não conseguir um filho, pois havia engravidado algumas vezes, mas nunca chegava até o fim da gestação, isso devido às seqüelas do acidente.

12

Frida Khalo pintava a si mesma, suas angústias, suas vivências, seus medos e principalmente seu amor pelo marido Diego Rivera.  Os seus quadros refletiam o momento pelo qual passava, afirmando que suas obras não eram surrealistas, como muitos as consideram.

"Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade” *

 Em 1954, Frida Khalo morre de embolia pulmonar, sendo que já havia contraído uma pneumonia. A última frase em seu diário ainda causa suspeitas sobre sua morte: “Espero alegremente a saída – e espero nunca mais voltar – Frida”. Para alguns essa dúvida estará para sempre na imaginação. Para outros, o que permanecerá sem hesitação são suas obras, sinônimo de sua própria realidade.

 

34

 

 

 

***O DIÁRIO DE FRIDA KHALO***

O Diário de Frida Kahlo foi publicado no Brasil pela José Olympio Editora (com introdução de Carlos Fuentes, cometários de Sarah M. Lowe, e tradução de Mário Pontes). Recomendo a todos que comprem.

 

 

 

Texto: Bruna Chagas – Editora-Chefe da Revista Identidade e Acadêmica do curso de Letras UFAM.

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.