Acadêmica e Cultural

INQUIETA JUVENTUDE: VIOLETA BRANCA

10/03/2010 12:10


                                                 

 

Quando Violeta Branca publicou seu livro Ritmos de inquieta alegria, em 1935, surpreendeu a todos pelo lirismo e um espírito ousado expresso nos temas abordados, com características modernistas na obra e isso tendo apenas 19 anos.

 

“Ritmos de inquieta alegria, compõe-se de poemas em que se destaca a ânsia de vida e liberdade, associados a um forte desejo de descoberta dos mistérios do mundo.” *

 

Para quem não conhece, Violeta Branca foi uma das grandes representantes da poesia produzida no Amazonas e a primeira mulher a ingressar numa Academia no Brasil, em 1937. Participou ativamente da vida cultural em Manaus e publicou outros poemas na Revista “A Selva”, do intelectual Clóvis Barbosa.

Logo após se casar, Violeta Branca vai para o Rio de Janeiro e a partir daí passou 47 anos sem uma nova publicação. Em 1982, publicou seu segundo livro – Reencontros, que não apresentou nenhuma novidade literária e segundo Tenório Telles, na apresentação da segunda edição do livro, publicada pela Editora Valer, escreve: “O livro é a afirmação de uma forte sensibilidade poética que não se realizou plenamente; a retomada de um diálogo interrompido após a publicação de Ritmos de inquieta alegria.”

Embora tenha ficado afastada do meio cultural por um tempo, nossa poeta abriu caminhos para a inserção da mulher no meio literário.

Segue abaixo o poema Volúpia do livro Ritmos de inquieta alegria:

O beijo que deste no meu pulso
cobriu de angústia
a forma imaterial dos meus sentidos.


Não percebeste o latejar das veias
ao contato de teus lábios,
e nem adivinhaste
que foi o prazer que me fez silenciar...

 

Teu beijo teve a agudez

de um estilete inutilizando o meu pudor.

 

Não viste o sangue

que afluiu à minha boca?

 

Foi a volúpia falando

Na eloqüência da cor.

 

Se ainda estivesse viva, Violeta Branca completaria em setembro de 2010, 95 anos. Em dezembro fará 10 anos de sua morte e a Revista Identidade para homenageá-la irá publicar matérias especiais no decorrer do ano, reportagens com pessoas que conviveram com a nossa grande escritora e ainda promover palestras sobre sua vida e obra.

 

 

  

* Isaac Maciel – Apresentação do livro – Capa 2° edição – Editora Valer - 1998

 Bruna Chagas - Editora-Chefe da Revista Identidade e Acadêmica do curso de Letras UFAM.

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.