Acadêmica e Cultural

“Casa de Leitura Thiago de Melo”

19/05/2010 23:31

A escolha do local de instalação da Casa de Leitura Thiago Melo foi definido nesta segunda, 17, entre a reitora professora doutora Marcia Perales e representantes do MEC, o Diretor de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional, Fabiano dos Santos, a Coordenadora de Orçamento e Finanças, Anita Távora, ambos do Minc, e o Diretor técnico cientifico da Fundação Djalma Batista, Adriano Premebida.

A biblioteca-museu será a primeira biblioteca temática do Brasil. Fruto da parceria entre a Ufam e a FDB, o espaço reunirá 8 mil itens, dentre eles estão acervo literário, documentos, correspondências, recortes icnográficos, obras de artes e acervo de multimídia (CDs e DVDs). Os locais escolhidos foram o  Armazém 15 ou Armazen Princesa em homenagem à pricesa Isabel, prédio pré-fabricado na Inglaterra, trazido no período da Borracha, e a Casa do Tesouro, ambos situados na área  portuária de Manaus.

Fabiano dos Santos diz que o projeto “Casa de Leitura Thiago de Melo” é uma iniciativa do Ministro Juca Ferreira, no contexto chamado “Biblioteca de Referência Temática”, realizado em várias regiões do Brasil, como por exemplo, no Nordeste, onde foi criada a Biblioteca de Cultura Popular. Já na região Norte, o ministro teve a ideia de pensar sobre o acervo para construir um biblioteca de referência nacional,  tendo como base os três grandes temas desenvolvidos pelo poeta Thiago de Melo: a condição humana, o homem, a floresta, meio ambiente e a  América Latina.

“A Casa de Leitura Thiago de Melo será voltado para fruição, produção cultural, e também para o desenvolvimento da pesquisa e fomento da cultura com   acesso ao livro e à leitura, ou seja, as pessoas terão acesso aos livros e ao seu ambiente", comenta Santos que diz ainda que isso tem haver com o conceito de biblioteca de referência estabelecido pelo Minc. Fabiano Santos diz também que a Casa não deve ser entendida como um depósito de livro, pois além de ser um local de acesso à leitura, deve ser também  um local de formação da leitura, ação de cidadania e de inclusão social.

Nesta primeira etapa foram destinados R$ 1 milhão  para aquisição do acervo, e sua segunda fase vai ser injetado R$ 2,5 milhões para restauração dos prédios, imobiliário, ampliação do acervo e equipamentos. A reitora comenta que a Casa deve ser uma indutora para as políticas culturais tanto para o estado quanto para o município. “O importante de tudo isso é tornar o acervo acessível às pessoas” explica.  

Dentre as ações estabelecidas na reunião, destaques para a assinatura de convênio entre as instituições parceiras, Ufam, IPHAN e Fundação Djalma Batista, a ser realizada na segunda quinzena de junho com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e da inauguração da Casa de Leitura Thiago de Melo, que acontece no dia do aniversário da cidade, 24 de outubro.

Estiveram presente na reunião, Diego Cunha e Fernando Braga (Minc), a diretora da Biblioteca Central, Siméia Girão,  Rosenira (BC), o poeta Tenório Telles e a Assessora Especial de Articulação Política, professora Magela Mafra.

Texto enviado por Ana Paula Martins - UFAM LETRAS

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.