Acadêmica e Cultural

Anatomia de um banho inútil (e a salvação)

07/04/2010 09:47

 Parando pra pensar (e cada vez mais me convenço de que não deveria fazer isso), a gente toma banho por vários motivos. Eu diria que na maioria das vezes, pra se livrar de algo.

Se estamos “de cabeça quente”, banho pra esfriar e acalmar os ânimos!
Quando tristes, nada como um banho com bastante desperdício de água pra poder chorar. Não dá pra distinguir suas lágrimas da água do chuveiro mesmo! Olha que maravilha.
Menino depois da peia tem que tomar banho - Esse é o motivo mais cretino! (“Engole o choro e vai tomar banho”!)
E por fim, o motivo mais óbvio: a gente toma banho pra ficar limpo. Teoricamente.

O fato é que essa água parece que não limpa, não lava, não livra nosso corpo do incômodo, do motivo do dito banho! Pra mim, em parte isso de dá pela própria estrutura maçante do banheiro. Tomar banho metodicamente, dentro das mesmas circunstâncias de sempre, HOJE, me deixa doente.
Porque veja bem: A chuva, por exemplo, me parece melhor. Um BOM BANHO DE CHUVA NA RUA. O asfalto molhado é melhor que a cerâmica escorregadia e traiçoeira do banheiro. O banheiro tem parede pra onde quer que a gente olhe! No banheiro, não venta. É abafado e sufocante, eu mesma viro claustrofóbica. E o pior de tudo, não dá pra se molhar andando (eu sempre detestei a idéia de ter que me molhar parada).
Pior do que um banho rotineiro de banheiro, só um banho de banheiro depois de JÁ TER TOMADO BANHO de chuva. Nunca entendi bem a lógica disso. É como tomar banho depois do ato sexual(Carpinejar), como passar na ducha e se molhar antes de entrar na piscina. É sem graça. Perde o sentido. Eu não me sinto suja depois da chuva. Pelo contrário. A chuva é o banho que lava minha cabeça e alma. Depois da chuva eu fico limpa. Numa paz exorbitante. A chuva tem cheiro, musicalidade, bálsamo próprio. Eu amo chuva. E sim, é recíproco.

“Deixa chover, aah deixa a chuva molhar.
Dentro do peito tem um fogo ardendo
Que nunca nada vai apagar “...

*Lavada por hoje.

 

*Renata Targino é acadêmica do curso de Letras da UFAM e a mais nova Cronista do site,nas horras vegas é estrela da MPB e MPA.

Possui um blog chamado Serenas Firmezas e quem quiser conferir seu trabalho além do site, basta acessar:renatatargino.blogspot.com/

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.